Leiturista: o DMAE na casa do consumidor

Neste sábado, 20, é comemorado o Dia do Leiturista. Mais do que indicar o valor do consumo, no caso do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), os 13 leituristas são um dos elos entre cliente e Autarquia, com atuação sempre no período da manhã em todos os bairros da cidade.

Apesar dos avanços tecnológicos, para o leiturista Ronei Carlos Vasques o contato olho no olho é insubstituível. “Além da leitura do hidrômetro e a entrega da fatura, muitas vezes nós realizamos o primeiro atendimento, respondendo a algumas questões sobre consumo, vazamentos e orientando sobre quais passos o consumidor deve tomar dependendo da situação, o que melhora a experiência de atendimento.”

Há 26 anos no DMAE, Pedro de Souza acompanhou o crescimento da cidade e a mudança de hábito das pessoas, mas, segundo ele, a relação de cuidado ainda existe. “Nós somos os funcionários que se pode encontrar perto de casa e mesmo que não tenhamos esse contato diariamente, o leiturista vai à casa do consumidor todos os meses.”

A relação entre leiturista e população é construída na base da confiança, por isso é importante que ambos os lados contribuam. O leiturista deve atender bem e estar identificado, assim como o cliente facilita o trabalho do funcionário ao manter o hidrômetro em lugar de fácil acesso e cães longe dos profissionais no momento da leitura.

O servidor padrão de 2018, o leiturista Ronei, comenta que entre as responsabilidades da profissão está a de ser o “rosto” do DMAE. “Todos estamos sujeitos aos erros, mas todos temos competência para fazer o melhor na nossa área, então, independente da função exercida, o importante é realizar com dedicação.”

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