IV Conhecendo o DMAE – Laboratório

Para manter o padrão de qualidade e cumprir as exigências da Portaria de Consolidação nº05/2017 do Ministério da Saúde, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) conta com o auxílio de softwares, que disponibilizam em tempo real informações sobre os vários estágios do tratamento de água. Edvaldo Aparecido Braziel (foto) operador de tratamento de água II, conta quais são e como funcionam esses softwares.

Para realizar a interface entre operador e máquina, o DMAE usa de um Controlador Lógico Programado (CLP). “O CLP trabalha como a placa mãe de um computador. Eu mando o comando via computador, e o CLP emite impulsos elétricos para a bomba, que executa a ação.”, conta o operador.

Além disso, dois programas de software operam em conjunto no tratamento de água: o Elipse e o ETA Web. O Elipse é o supervisório, ou seja, ele controla os sistemas de bombas, de dosagem e monitora diversos parâmetros como vazão e turbidez. Ele transmite os dados para a ETA Web que os armazena e transforma-os em informações que ajudam a operar a estação. Baseado nesse histórico é possível, por exemplo, controlar a quantidade de produtos químicos que serão utilizados e quando eles deverão ser repostos.

Todo o sistema é interligado, proporcionando agilidade nas operações.

Todas as informações e/ou alterações, bem como, as atitudes tomadas ficam armazenadas na ETA Web. Por meio dela, todos os profissionais responsáveis por esse setor ficam conectados. “Nós temos cinco bombas dosadoras operando simultaneamente e pode ocorrer, por exemplo, uma obstrução ou até de uma delas apresentarem um defeito, afinal são máquinas, que podem sofrer uma pane. Isso interfere nos parâmetros de turbidez e PH e quando isso acontece uma mensagem de SMS é enviada para todos do setor, para que saibam o que está acontecendo e tomem a melhor decisão.” – conta.

Em casos onde a água não está dentro dos limites regulamentados pela Portaria, o operador não permite que ela passe pelo filtro e a descarta, evitando que ela chegue a população.

Fotos: Andressa Souza/ Estagiária ACS DMAE.