ETE 1 está com preparativos finais para inauguração

Poços de Caldas terá 100% do esgoto tratado

 

 

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I – Rio Lambari) está em preparativos finais para a sua inauguração, prevista para o dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Poços de Caldas será uma das únicas cidades do Brasil a ter 100% do esgoto tratado e uma das poucas do mundo a realizar o ciclo completo de abastecimento e tratamento de água e esgoto: captação, tratamento e distribuição de água e coleta, tratamento e transformação dos resíduos do esgoto em bioenergia, resultante da matéria orgânica existente no esgoto doméstico (gás metano) e que vem sendo apontada e discutida como uma solução ambiental, técnica e financeira viável para as próximas décadas no Brasil, com um alto potencial de desenvolvimento. A população gasta menos, os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa.

 

A obra

 

Orçada em R$ 12 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida de 45% do próprio DMAE, a ETË 1 contará ainda com queimadores de gases para evitar que os odores cheguem até a população, além da “cortina arbórea” através de mais de duas mil árvores já plantadas no entorno, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (SUPRAM).

Atualmente, apenas 30% do esgoto é tratado através da ETE- Bortolan e da ETE- Zona Sul (Rodovia do Contorno), o que significa que 70% do esgoto coletado na cidade é lançado no Rio Lambari, que segue para a represa de Caconde (SP).A ETE -1 se traduz não só como uma obra importante para o município, mas principalmente para toda uma bacia hidrográfica, já que o esgoto gerado na cidade, hoje é despejado no Rio Lambari, um afluente do Rio Pardo e uma continuidade do Rio das Antas.

 

Brasil

 

No Brasil, a quantidade de esgoto não tratado é lançada em rios, lagos e represas, ameaçando a saúde da população e a preservação do meio ambiente. Segundo o Instituto Trata Brasil apenas 52,36% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto, sendo que cerca de 100 milhões de pessoas não têm acesso a este serviço. Nas 100 maiores cidades do país, apenas 36 municípios têm menos de 60% da população com coleta de esgoto. Com relação ao tratamento de esgoto, segundo o mesmo Instituto, 46% dos esgotos são tratados e somente 21 municípios entre os 100 maiores do país tratam mais de 80% dos esgotos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *