IBGE revela: Poços é a terceira cidade em Minas Gerais com melhor índice da população com acesso ao esgotamento sanitário.

Desde 2019, os últimos quatro anos, a Administração Municipal e a Gestão do DMAE foram fundamentais para atingir esse grau de excelência e de acordo com a Lei Federal que estabelece o novo marco de saneamento, Poços de Caldas já atingiu a universalização dos serviços com qualidade.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou na ultima sexta feira, 23, o Censo Demográfico 2022 como um “raio X” do país e os dados divulgados demonstram que o saneamento básico deixa muito a desejar. Entre as dezenas de informações sobre o assunto, evidenciam-se as desigualdades regionais e que resultam em um dado preocupante: 1 a cada 4 brasileiros vivem em condições precárias de esgoto.
Um recorte dos dados do Censo 2022 revela as condições de saneamento no Estado de Minas Gerais, e além das disparidades também existentes, elenca as 10 cidades mineiras com melhor índice de esgotamento sanitário:
1º) Santa Cruz de Minas – 8.109 habitantes – (99,52%)
2º ) Ipatinga – 227.131 habitantes – (98,54%)
3º ) POÇOS DE CALDAS – 169.838 habitantes – (97,97%)
4º ) Lagoa da Prata – 51.412 habitantes – (97,40%)
5º ) Araxá – 111.691 habitantes – (97,27%)
6º ) Itaú de Minas – 16.108 habitantes (97,27%)
7º ) Belo Horizonte -2.315.560 habitantes (97.23%)
8º ) Uberaba –337.846 habitantes (97,18%)
9º ) Capinópolis –14.655 habitantes (96,99%)
10º ) Caxambu – 21.656 habitantes (96,92%)

Poços de Caldas
Quando se afirma que Poços de Caldas é uma cidade privilegiada, o setor de saneamento evidencia tal afirmação pelos seguintes dados: 99,64% das residências têm coleta de lixo; 99,99% das residências possuem banheiros; 99,97% dos imóveis recebem água tratada e 97,97% tem esgotamento sanitário. Em se falando desse último índice, importante lembrar: o tratamento do esgoto coletado chegou ao índice de 100%, principalmente pela inauguração em 2020 da ETE 1, a maior da cidade, associado às Estações de Tratamento ETE 3 (Rodovia do Contorno) e ETE Bortolan.
Em tempos onde os casos de dengue crescem em todo o país, notadamente em Minas Gerais, o saneamento básico, como pilar de sustentação da saúde, é fator determinante, incluindo a prevenção de doenças por veiculação hídrica.
Os três últimos anos na atual gestão do DMAE foram fundamentais para atingir a excelência no setor graças aos investimentos em manutenção e expansão, no controle de perdas, em tecnologia e valorização dos servidores.
A realização na cidade, em setembro do ano passado, do Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), com a presença de milhares de pessoas de todo o Brasil, demonstrou que Poços é um modelo a ser seguido e esse fato é histórico, pois os primeiros passos do saneamento no município foram dados na década de 1920 pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito, um dos maiores sanitaristas que o país já conheceu.
Enquanto no país, a universalização dos serviços, definida pelo Marco Legal do Saneamento de 2020, para que todos os cidadãos tenham acesso á água e esgoto de qualidade até 2033, em Poços de Caldas, desde 2019, isso já é realidade, disponível a toda a população