Zona Rural recebe melhorias na qualidade da água
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) estão promovendo melhorias nas estruturas dos prédios públicos e na qualidade da água da zona rural. Equipes do laboratório e da manutenção do DMAE realizam monitoramento e identificam as demandas daquela comunidade.
Por meio da Portaria 064/2019, foi criada a Comissão de Saneamento Rural, que juntamente com o Poder Executivo, realiza a limpeza de cacimbas e a cloração da água. Duas vezes por semana, são coletadas amostras e realizadas análises físico-químicas e bacteriológicas nas seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Carmélia de Casto, Fazenda Catanduva, Morada dos Pássaros, Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, Fazenda Aparecida Rabelo, Escola Municipal Rafael Sanches, Fazenda Boa Vista. Os respectivos postos de saúde já receberam melhorias na estrutura, enquanto, a Escola Municipal José Avelino de Melo (Estrada Poços-Palmeiral), ainda não.
“Geralmente a água que abastece esses pontos vem de minas e por isso nós estamos realizando a cloração, além da troca de filtros e reservatórios, limpezas de caixas d’água. Em relação ao esgoto, estamos construindo tubulações e desentupindo fossas.” – diz a engenheira, Amanda Carvalhaes.
O DMAE também doou duas caixas d’água de 10 mil litros para a escola Rafael Sanches e Maria Sacoman cuja instalação deve ser feita em breve. A próxima fase é voltada para a educação ambiental buscando promover o desenvolvimento colaborativo e sustentável dessas comunidades.