Servidores operacionais do DMAE recebem orientações sobre Febre Amarela
Equipe do setor de Segurança do Trabalho do DMAE realiza, a cada quinze dias, um momento de diálogo e reflexão com os servidores operacionais da autarquia. O Diálogo de Segurança (DS) desta semana abordou os cuidados com a Febre Amarela, doença que vem apresentando um aumento no número de infectados nas cidades no entorno de Poços de Caldas.
Na manhã desta segunda, 24, cerca de 90 pessoas participaram do DS, que acontece no CEOPE, logo após o café da manhã dos servidores do DMAE e antes de se dirigirem aos seus postos de trabalho. São operadores de máquinas e pessoal operacional que trabalham na manutenção e nas obras das redes de água e esgoto da cidade, garantindo um saneamento de qualidade para os moradores.
“Esse pessoal, que é tão importante para a saúde pública de Poços de Caldas, também precisa ter a sua saúde em dia. Por isso, sempre trazemos assuntos como cuidado pessoal nas nossas reuniões. Desta vez abordamos a febre amarela: os sintomas, a prevenção e os cuidados a serem tomados”, explica a técnica em segurança do trabalho, Jessenam Domingues, que coordenou o encontro.
A principal orientação levada aos funcionários na manhã desta segunda foi a gravidade da doença e a importância da vacinação. Os servidores foram incentivados a procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e tomar a vacina, assim como seus familiares.
Foram abordados ainda as formas de contágio e ações de prevenção como manter o ambiente limpo, sem água parada, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o uso do repelente e ficar atento ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas vômitos.
Em Poços de Caldas, a vacina está disponível nas 21 salas de vacina da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Segurança no Trabalho
As reuniões promovidas pelo setor de Segurança no Trabalho abordam diversos temas durante o ano. Em janeiro, no primeiro DS do ano, foram abordados os acidentes de trabalho do ano anterior, os tipos de ocorrência e os setores.
“Geralmente nossos casos são de baixa gravidade, graças aos trabalhos de prevenção e orientação e também a colaboração dos servidores, ao utilizar os equipamentos de proteção individual e nos acionar sempre que o serviço a ser executado oferecer riscos extras”, destaca Jean Carlos Teixeira, técnico de segurança que complementa a equipe do DMAE.
A equipe do Setor de Segurança do Trabalho atua no dia-a-dia e também é solicitada quando o serviço a ser executado acontece em espaço confinado, trabalho em altura, escavações e outras atividades com risco de acidente mais alto. Em cada situação, a equipe se antecipa aos servidores operacionais, realizando vistoria e orientando a melhor forma de execução da tarefa, de acordo com as normas de segurança vigentes no país. O trabalho é auxiliado ainda pelos componentes da Cipa, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.