Prefeitura de Albertina realiza visita técnica ao DMAE

Prefeito de Albertina, ao lado do diretor do DMAE, comitiva e supervisores, durante visita técnica ao departamento

O Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE Poços de Caldas recebeu, nesta quinta, 2, visita de comitiva da prefeitura do município de Albertina (MG), com o objetivo de conhecer a estrutura do departamento e principalmente a tecnologia utilizada nos diversos processos dentro do DMAE.

A comitiva contou com a presença  do prefeito Felipe Teodoro Sanches, que foi recepcionado pelo diretor do DMAE, Paulo César Silva e equipe de supervisores. Durante a visita, as autoridades puderam conhecer o Centro de Controle Operacional, que opera todas as estações, elevatórias e reservatórios de água de Poços de Caldas via telemetria, utilizando inteligência artificial, o laboratório de Hidrômetros, o setor Comercial e ainda as instalações do laboratório de análises químicas e da Estação de Tratamento de Água ETA 1 São Benedito, anexa ao prédio central do DMAE.

Na parte da tarde, o prefeito e  seus assessores visitaram a ETA V e a ETE 3, localizadas na Rodovia do Contorno, na região sul do município. Ao comentar sobre a visita técnica, o prefeito de Albertina informou que as instalações do DMAE superaram as expectativas.

“Já sabíamos que Poços de Caldas e o DMAE eram referência, mas fiquei impressionado com a tecnologia e todo conhecimento demonstrado pelos servidores que nos acompanharam. A operação do CCO me surpreendeu muito. Realmente apresenta um avanço tecnológico muito grande e tivemos certeza que viemos no lugar certo”, destacou o prefeito.

O município de Albertina conta hoje com uma população de 2.945 moradores e 1081 ligações de água e outras 1058 ligações de esgoto. De acordo com o prefeito, existe uma projeção de crescimento em torno de 40% para a cidade nos próximos anos, necessitando de expansão na área de saneamento. “Nosso objetivo não é apenas aumentar o número de reservatórios, mas implantar novas tecnologias, promovendo desenvolvimento com sustentabilidade”, conclui.

Ainda durante a visita, o prefeito foi informado sobre a atuação da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) junto aos municípios que contam com serviço de saneamento por meio de autarquias ou empresas públicas municipais. De imediato, assinou a ficha de filiação de Albertina junto à associação, auxiliado pelo ex-presidente e atual diretor, Rodopiano Marques Evangelista.

Para o diretor do DMAE, Paulo César Silva, é uma honra receber representantes dos diversos municípios nas instalações do departamento. “Cada visitante é recebido da melhor forma possível, mostramos todas as nossas instalações e literalmente abrimos as portas para que possamos auxiliar nossos parceiros na área de saneamento, setor fundamental para o desenvolvimento das cidades e para a saúde da população”.

A comitiva de Albertina foi composta ainda por Karize Cardoso Correa Campanhari, secretária de Agricultura e Meio Ambiente; Stella Quaglia Junqueira de Luca, Engenheira Ambiental; Rodrigo Cirino Ramos, diretor de Serviços Urbanos e Antonio Marcos Lázaro Maranhão, responsável pelo setor de Tratamento de Esgoto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *