MACROMEDIDORES SÃO INSTALADOS EM RESERVATÓRIO DO DMAE

Foram instalados nesta quarta-feira (14), pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE, dois macromedidores na entrada do reservatório “Cidade”, localizado na Zona Oeste de Poços. A medida faz parte do Programa de Controle de Perdas de Água, que contribui para economia no sistema de abastecimento do município.
Os equipamentos possuem a capacidade de fazer medições de grande vazão precisamente. São instalados em pontos estratégicos da rede de abastecimento, para avaliar a relação entre o volume produzido e o volume entregue.
Em Poços de Caldas, existem 74 macromedidores instalados em saídas de elevatórias de água, saídas de reservatórios e em entradas de DMC (Distritos de Medição de Controle). Esses equipamentos transmitem dados via telemetria para o Centro de Controle de Operações (CCO), onde diariamente é feito o acompanhamento dos gráficos de vazão. Se for observado algum consumo anormal, faz-se uma investigação para saber o local exato do vazamento e efetuar o conserto.
Paulo Silveira, supervisor do setor de Controle e Operações ressalta que a ferramenta auxilia nos trabalhos do Programa de Controle de Perdas. “Se não há controle, não há gestão e consequentemente não há melhoria. É um grande ganho para a cidade toda, esta expansão.”
Até o final deste ano e o início de 2022, está prevista a instalação de mais 33 macromedidores em vários pontos da cidade, com objetivo de diminuir ainda mais as perdas de água e identificar de maneira eficaz os pontos de vazamento.