Empresa danifica linha de abastecimento do Reservatório Esperança e provoca falta de água na região sul

Equipes do DMAE trabalharam quase 12 horas no local pra reparar o rompimento

Empreiteira a serviço da empresa EPR, concessionária da Rodovia Geraldo Martins Costa (Rodovia do Contorno), danificou , na manhã do último domingo, 31, linha de recalque que abastece a Estação de Água Tratada Esperança (Reservatório Esperança). A ocorrência deixou ao menos oito bairros da região sul da cidade sem abastecimento.

“Estamos fazendo levantamento de todo prejuízo que tivemos, como  horas extras, material utilizado e água desperdiçada,  para que o DMAE seja devidamente ressarcido pela empresa, conforme legislação vigente”, informa o diretor do departamento, Paulo César Silva.

A concessionária EPR já havia sido informada, em 2024, não apenas desta linha de recalque , mas também de outras linhas de abastecimento e infraestruturas  que o DMAE possui nas faixas de domínio da rodovia. Quando a empresa realiza alguma intervenção no entorno da via, é enviado um relatório prévio ao DMAE, mas o trabalho realizado neste domingo não seguiu o plano enviado à autarquia.

A ocorrência provocou desabastecimento nos bairros Jd Esperança, Santa Tereza, Jd Danieli, Jd São Bento, Jd Kennedy II, Jd Contorno, Jd Paraíso, Residencial Tiradentes e adjacências.

Reparos

Ao perceber falhas no abastecimento do Reservatório Esperança, a Central de Controle  Operacional (CCO) do DMAE, que usa telemetria para operar todo o sistema de abastecimento da cidade, acionou equipe para verificar in loco as causas do ocorrido.

O CCO  apontou falha no sistema às 9:30h da manhã de domingo. De  10:30h até 21:30h as equipes trabalharam no local,  quando então as bombas foram religadas.  Durante a madrugada, as equipes continuaram trabalhando para abastecer o principal reservatório afetado, que só  às 4:45 h já desta segunda-feira alcançou nível suficiente para voltar a abastecer a população da região.  Na sequência, continuaram com a realização das descargas para limpar toda a rede. Apenas nas manobras de descarga, foram utilizados cerca de 1 milhão e 600 mil litros de água.

Em alguns bairros, o abastecimento será normalizado apenas na terça, principalmente os localizados em regiões mais altas da região sul.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *