DMAE recupera conjunto de fontes na praça do Museu

Obras tiveram início em novembro

Equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto -DMAE Poços de Caldas, está trabalhando para recuperar o conjunto de fontes localizado na praça Dr Martinho de Freitas Mourão, a praça do Museu, anexa ao Espaço Cultural da  Urca.

Os trabalhos tiveram início em novembro, com a demolição de toda estrutura interna existente, construída em 1996. Após a demolição, a equipe do DMAE promoveu a concretagem do novo canal, bem como a implantação de nova rede de água e sistema elétrico para movimentar as bombas que elevam as águas acima do nível do  solo , numa referência à principal fonte de desenvolvimento da cidade, em seus primórdios: as águas termais.

No local, foi construída uma nova laje e também houve o assentamento de pedras de granito. Toda a parte hidráulica e  eletromecânica  serão de responsabilidade do DMAE, assim como  a parte de serralheria. A previsão é de que a intervenção seja concluída ainda no mês de janeiro.

De acordo com o diretor do DMAE, Paulo César Silva, a restauração atende a uma solicitação do prefeito Paulo Ney, reforçando uma parceria entre o departamento e a Prefeitura no restauro de fontanários pela cidade. A próxima intervenção acontecerá na praça Paulo Affonso Junqueira, na Vila Cruz.

Praça

A Praça  Dr Martinho de Freitas Mourão foi projetada pelo arquiteto e servidor público João Neves de Toledo. Foi inaugurada em 1996, em substituição à antiga Rodoviária e se tornou um local para realização de eventos. Conta com canteiros de flores e também piso em desnível, destacando a beleza do prédio do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, instalado no casarão denominado Vila Junqueira, no mesmo ano de 1996, dentro do projeto de revitalização do centro da cidade, denominado ‘Centro Vivo’, desenvolvido na administração do ex-prefeito Luiz Antônio Batista.

As fontes de água também constam no projeto original e foram revitalizadas ao longo do tempo, sendo a última intervenção realizada também pelo DMAE em 2023.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *