DMAE busca captar recursos para o município durante encontro nacional

Representantes do DMAE e autoridades durante abertura do 26º ENCOB

O diretor do DMAE Poços de Caldas, Paulo César Silva, está participando do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece em Vitória (ES), de 8 a 13 de setembro.

Entre os intervalos dos debates, o diretor manteve contato com diversas lideranças nacionais da área de saneamento e gestão de recursos hídricos, como o presidente da Funasa Alexandre Mota, representantes da Agência Nacional das Águas e também do IGAM, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e ainda  se  encontrou com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Um dos principais avanços aconteceu durante encontro com o presidente da Funasa, que orientou o diretor a enviar projeto de saneamento rural junto à  instituição, para participação nos editais. “Iremos formatar esse projeto, assim que voltar a Poços, para que possamos promover o desenvolvimento na área de saneamento também na região rural da cidade”, destaca Paulo César Silva.

Outro projeto a ser desenvolvido pelo DMAE será na área de  proteção aos mananciais, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas, alinhado às ações já desenvolvidas pelo departamento e retornando ao município os recursos pagos   através da Contribuição pelo Uso de Recursos Hídricos.

“São duas pautas importantes para o DMAE e Poços de Caldas, na busca de recursos a serem investidos no município na área de saneamento e preservação do meio ambiente”, afirma o diretor, que também possui representação na Assemae como  Diretor Nacional de Assuntos Municipais.

Presidente da Funasa, Alexandre Mota, entre os representantes do DMAE

“A participação nos eventos promovidos pelo Brasil é de suma importância, onde marcamos presença não apenas como DMAE mas também levamos o nome de Poços de Caldas a todos os lugares por onde participamos de congressos e encontros”, ressalta Paulo César Silva.

O 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) reúne representantes dos comitês de bacias hidrográficas de todo o país, gestores públicos, usuários da água, sociedade civil, acadêmicos e demais atores comprometidos com a gestão participativa das águas.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas gerenciam as verbas oriundas  da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos que, em Minas Gerais, é operacionalizada e cobrada pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Poços de Caldas pertence ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo GD6, que congrega 27 municípios da região sul de Minas.

Encontros

O diretor do DMAE  está acompanhado pelo servidor da autarquia e ex-presidente nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Rodopiano Marques Evangelista, que hoje ocupa o cargo de Secretário Nacional  da instituição.

Durante do ENCOB, Rodopiano pode rever seus colegas do processo de formação dos   Comitês de Bacias Hidrográficas, na década de 90 e relembrar o pioneirismo da época.

“Trabalhamos na formatação da Lei de Recursos Hídricos 9.433/97, na formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Estaduais e Federais, na organização dos primeiros Fóruns das Águas e  também nos Fóruns Nacionais de Comitês. Foi uma grande emoção encontrar personagens como Tonhão do Paracatu/MG, Eloi (Santana do Livramento/RS), Aparecido (Mogi-SP) ,Francisco Lahos(PCJ-SP). Amigos abnegados e que de forma voluntária contribuíram para o futuro da preservação e da conservação das águas do país”, relembra o ex-presidente da Assemae.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *