Dia Mundial da Água é comemorado pelo DMAE com a revitalização do Fontanário Monjolinho, blitz e novo geoprocessamento

O Dia Mundial da Água, comemorado nessa terça feira, 22 de março em todo o planeta, foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU em fevereiro de 1993, para lembrar à importância do recurso hídrico essencial a vida humana, animal e
aos biomas/ecossistemas, já que segundo o órgão, cerca de dois bilhões de pessoas vivem sem acesso à água potável.
Aqui em Poços de Caldas, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) irá celebrar a data com a cerimônia oficial da revitalização do Fontanário Monjolinho e Praça Tiradentes, programada para as 11 horas, além de blitz com distribuição de
folhetos a ser realizada na área central em parceria com a Coopergore. Além disso, um novo sistema de geoprocessamento está sendo implantado para auxiliar no aprimoramento de cadastros técnicos da autarquia.
Monjolinho / Praça Tiradentes
O Fontanário Inocêncio Malaquias, conhecido como Fontanário Monjolinho, possui mais de meio século de existência e é um dos mais procurados por turistas e pela própria população. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) realizou uma
série de melhorias de estrutura e acessibilidade do local, incluindo a Praça Tiradentes, com um projeto paisagístico que tornou o espaço mais iluminado, aprazível e seguro.
Uma das alterações feitas foi à colocação de sensores e de um sistema de bombeamento possibilitando que se retire a água para consumo na superfície, sem precisar usar escadas como anteriormente para desce até o ponto de captação. Além de ser um ponto turístico, as águas do Fontanário Monjolinho possuem maior condutividade (capacidade de conduzir uma corrente elétrica) determinada pela grande presença de sais minerais.
Geoprocessamento
Um novo sistema de geoprocessamento está sendo implantado integrando o sistema de gestão comercial, incluindo desde a integração dos dados comerciais como código da ligação, leituras, consumos, aos dados de geoprocessamento já existentes no DMAE, como as redes de água e redes de esgoto e suas características.
O novo sistema realizará a reestruturação topológica do mapa digital e atualização do software de geoprocessamento visando o aprimoramento nos serviços de cadastro técnico (adutoras, emissários e redes), gestão e planejamento do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do DMAE.
A partir dos bancos de dados e informações cadastrais existentes e a readequar, haverá a integração de informações técnicas a todos os setores da empresa, em consonância com os sistemas de informática já em operação no DMAE, proporcionando maior confiabilidade das informações e, consequentemente, melhorias na prestação de serviço aos consumidores.
Pode ser uma imagem de árvore e ao ar livre