Conjunto de obras de saneamento deverá assegurar abastecimento por cerca de 30 anos
O prefeito Sérgio Azevedo e o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Antônio Roberto Menezes e o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Veiga, assinaram, na tarde desta quarta-feira, 03, no gabinete do executivo, convênio com Caixa no valor de R$ 26.280.723,00, que serão destinados a obras de saneamento na cidade, com cerca de R$ 1 milhão e 700 mil de contrapartida do poder público. As obras deverão ser iniciadas em até 12 meses, devendo ser concluídas em até 24 meses. O município terá quatro anos de carência e 20 anos para o pagamento do empréstimo.
“As obras de saneamento muitas vezes não são percebidas, nem valorizadas, porque são realizadas debaixo da terra e o cidadão somente percebe a sua importância na falta de água ou quando passa por problemas no esgoto em sua residência. Contudo, assegurar o fornecimento de água é garantir a vida e o desenvolvimento do município, por isto a importância deste convênio para toda a população”, ressaltou o prefeito.
O conjunto das obras a serem realizadas deverá assegurar o abastecimento no município por cerca de 30 anos, como afirmou Menezes, diretor do DMAE. “O município cresce a cada dia e temos que pensar no futuro. Esse conjunto de obras que se inicia pelo convênio e já tem assegurada uma nova etapa, deverá garantir o abastecimento da cidade por mais 30 anos”.
Na assinatura do convênio, estiveram presentes várias autoridades municipais, imprensa e funcionários da Caixa e do DMAE.
Obras e melhorias
O município hoje é abastecido por 03 Estações de Tratamento de Água: a ETA I (São Benedito), a ETA III ( São José) e a ETA V (Rodovia do Contorno). A região leste da cidade, de maior crescimento , composta por, aproximadamente, 22 mil residências e 60 mil pessoas, é abastecida pela ETA I. Já a ETA III, que abastece a região centro-sul da cidade , utiliza para a sua captação o Ribeirão Várzeas de Caldas, que, segundo estudos, está com seu entorno adensado e o volume e qualidade da água já comprometidos, o que tem colocado em risco o abastecimento daquela região. O convênio assinado com a Caixa será utilizado para realizar obras de bombeamento de água tratada da ETA-V com a implantação de cerca de dez quilômetros de tubo de 600 mm de diâmetro, visando atender principalmente a toda região centro sul e também a zona leste da cidade, com a desativação da ETA III.
Outro processo licitatório em andamento (Concorrência Pública 002/19), que faz parte do conjunto das obras, tem o objetivo de contratação de serviços especializados de engenharia para elaboração de projetos executivos de ampliação da ETA V, nova captação, elevatória e adutora de água bruta.