“Fonte do Leãozinho” passa por manutenção hidráulica

Um novo sistema hidráulico será instalado na Fonte Pedro Botelho, conhecida como “Fonte do Leãozinho”, na Praça Elisário Junqueira, sem que ocorra alteração na estrutura arquitetônica daquele local. O mecanismo foi criado por Roberto Cruz de Oliveira, um artesão que trabalha na Feira do Artesanato próximo à fonte, recebendo o apoio operacional da Prefeitura e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Roberto percebeu o problema hidráulico e pensou em como solucioná-lo, apresentando sua ideia ao prefeito Sérgio Azevedo e a uma equipe do DMAE. “Nós ficamos muito felizes com essa parceria com o senhor Roberto, que reconheceu o patrimônio público como seu, participando ativamente de melhorias na  cidade onde ele reside. Um exemplo de cidadania”, afirmou o diretor do DMAE, Paulo César Silva.

Com o novo sistema, a água será canalizada e direcionada, por meio de três mangueiras que correspondem a cada saída da fonte. A atual fase de instalação consiste no aumento do diâmetro do cano que liga a captação de água à superfície, e, após concluída, será conectado um cabo de aço a um imã para puxar as mangueiras até as “bocas”.

Construída na década de 1930, duas cubas de mármore, uma sobre a outra, enchem e por transbordamento abastecem as “bocas dos leões.” A ação do tempo e de vândalos provocou a deterioração da fonte, causando vazamentos e como consequência, o desabastecimento.  A “Fonte do Leãozinho” faz parte do patrimônio hidrotermal e hoteleiro de Poços de Caldas e a água do complexo da praça pode atingir a temperatura de 45 graus,sendo ainda, uma das nascentes abastecedoras da Thermas Antônio Carlos e da piscina do Paláce Hotel.