Prefeito de Paraisópolis busca experiência exitosa na área de saneamento no DMAE Poços de Caldas

O prefeito de Paraisópolis (MG), Everton Assis Ferreira esteve visitando as dependências do Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE Poços de Caldas, nesta segunda, 26. Ele foi recepcionado pelo diretor Paulo César Silva e equipe de gerentes e supervisores, na sede do DMAE.
Antes de chegar à autarquia, o prefeito e seus assessores, entre eles o diretor do SAAE de Paraisópolis, Eleandro de Souza Fraga, foi recepcionado pelo prefeito Paulo Ney, em seu gabinete, onde puderam expor as razões da visita à cidade, em busca de novas tecnologias para a área de saneamento.
No DMAE, a comitiva se reuniu com a diretoria e chefias de setores para iniciar o processo de troca de experiências e transferências de tecnologias. O principal desafio, segundo o prefeito, é o grande número de ligações clandestinas de redes de esgoto nas redes de águas pluviais, o que sobrecarrega todo o sistema.
Outra meta da atual administração e motivo principal da visita ao DMAE foi conhecer a Central de Controle e Operações, que monitora e opera todo o sistema de abastecimento de água de Poços de Caldas remotamente, via telemetria e Inteligência Artificial.
“Nosso objetivo é implantar esta tecnologia em Paraisópolis. Hoje, estamos planejando um novo sistema de saneamento, com a implantação de macromedidores, mapeamento de toda rede e monitoramento por sensores. O objetivo maior é diminuir as perdas , levando as boas práticas do DMAE também neste sentido ao nosso município”, destacou o diretor do SAAE, Eleandro de Souza Fraga.

Para o diretor do DMAE, Paulo César Silva, receber a visita de outros municípios é motivo de muito orgulho. “Ficamos muito felizes pois nosso trabalho inspira outras cidades e nos motiva cada vez mais a desenvolver e implantar novas tecnologias em prol desta área tão importante e fundamental que é o saneamento básico”.
Além do CCO, a comitiva, que contou ainda com a presença de Benedito Gilmar Pereira e Rafael Ribeiro Brandão, visitou as instalações da Estação de Tratamento de Água ETA1, anexa ao DMAE e o setor Comercial. A visita a Poços de Caldas foi sugerida pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), à qual os dois municípios estão associados.
