Alunos da escola Vitalina Rossi visitam a ETA V

Alunos concluíram projeto desenvolvido na escola com visita à ETA V

Vinte e sete alunos do 5º ano da Escola Municipal Vitalina Rossi, localizada no Jd do Contorno, realizaram visita às instalações da ETA V, na manhã da última quarta, 5. De acordo com a professora Magda Lucia da Silva, o passeio foi a culminância do projeto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela ONU e  desenvolvido em toda a escola em 2025.

Os alunos foram acompanhados pelo vereador Wellington Guimarães (Paulista), que intermediou a visita e foram recepcionados pelo  Coordenador de Operações da ETA V, Adriano Greick. Ao chegarem ao local, os alunos visitaram as instalações do laboratório, onde são feitas as análises iniciais da qualidade da água produzida na ETA. Após, percorreram os tanques e conheceram todos os processos de tratamento da água, monitorados pelo servidor do DMAE.

Muito interessados, os alunos fizeram perguntas sobre todo o processo, percorrendo as instalações da maior estação de tratamento de água da cidade, com capacidade de produção de 400 litros por segundo e atendimento a aproximadamente 32 mil unidades consumidoras.

De acordo com a professora Magda, foi trabalhado com os alunos do 5º ano os ODS 6-Agua Potável e Saneamento e ODS 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima. “O DMAE é um grande parceiro. Sempre levo meus alunos para visita à ETA 1, no centro da cidade. Mas hoje tivemos a oportunidade dessa visita à ETA V, ampliando os conhecimentos sobre estas instalações, mais próximas às casas dos alunos”.

DMAE na escola

DMAE também atuou como parceiro na implantação de um jardim especial na escola e no projeto de captação de água de chuva

Outras ações foram desenvolvidas pelo DMAE na escola Vitalina Rossi, em apoio a projetos que promovem a convivência dentro da instituição de ensino e também ligados à questão ambiental.

O servidor Gilson de Souza Lopes realizou intervenções na escola como o projeto de captação da água da chuva e também a revitalização de um espaço externo, com ajardinamento específico, que promove a contemplação da natureza e a união entre os estudantes.

“É sempre muito gratificante poder proporcionar ações que irão refletir no futuro das crianças e dos jovens. O DMAE apoia estas ações e na medida do possível, colabora com as unidades educacionais do município, com a cessão de funcionários e também materiais para os projetos que são apresentados ao departamento”, informa o diretor Paulo César Silva.

Dessa forma, o DMAE cumpre com sua função socioambiental, promovendo ações em prol do meio ambiente, não apenas por meio das visitas guiadas e plantio de árvores, mas também apoiando projetos nas unidades educacionais do município.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *