Diretor do DMAE participa de Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
O diretor do DMAE Poços de Caldas, Paulo César Silva, participa , de 8 a 13 de setembro, do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), evento promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas via Assemae e que acontece em Vitória (ES).
O evento irá reunir representantes dos comitês de bacias hidrográficas de todo o país, gestores públicos, usuários da água, sociedade civil, acadêmicos e demais atores comprometidos com a gestão participativa das águas.
O diretor do DMAE irá acompanhado pelo servidor da autarquia e ex-presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Rodopiano Marques Evangelista. Ambos ainda possuem representação junto à associação, sendo Rodopiano Secretário Nacional da instituição e Paulo César Silva como Diretor Nacional de Assuntos Municipais.
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 convida à reflexão sobre os impactos crescentes das mudanças climáticas nos territórios e modos de vida, evidenciando a urgência de fortalecer a governança das águas como eixo estruturante para a adaptação, justiça ambiental e sustentabilidade. A temática destaca o papel estratégico dos comitês de bacia como espaços democráticos de construção de soluções frente às múltiplas crises que afetam a disponibilidade, o acesso e a qualidade da água.
A programação contará com painéis temáticos, oficinas, atividades culturais, exposições e momentos de integração, promovendo o intercâmbio de experiências entre os diferentes segmentos do SINGREH – Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Além de participar dos debates, o diretor do DMAE irá buscar, durante o evento, meios de aplicar recursos oriundos da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, verba gerenciada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e que tem como órgão responsável pela operacionalização e cobrança, em Minas Gerais, o Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).
“Uma de nossas metas é buscar reverter estes recursos pagos pelo DMAE, em projetos que beneficiem nosso sistema de abastecimento, dentro das bacias hidrográficas às quais o DMAE pertence, garantindo o desenvolvimento sustentável para Poços de Caldas”, informa o diretor.
Poços de Caldas pertence ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo GD6, que congrega 27 municípios da região sul de Minas.