DMAE Poços teve participação de destaque no 53º Congresso Nacional de Saneamento

Diretor Paulo César Silva participou como mediador, em dois momentos de debates durante o 53º CNA

O 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), que aconteceu na última semana em Caldas Novas (GO), contou com participação expressiva da equipe do DMAE Poços de Caldas. Sete trabalhos técnicos foram apresentados por servidores do departamento, que puderam também ouvir palestras sobre assuntos pertinentes à gestão do setor, como tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, planejamento, política tarifária, controle de perdas, regulação, controle social, entre outros temas relevantes.

O congresso é reconhecido como  um dos maiores fóruns de saneamento básico do país, com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas, incluindo gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais do setor de saneamento básico.

Os participantes do Congresso tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e debater as principais mudanças e desafios do setor em oficinas, mesas-redondas, painéis e seminários. Ainda representando Poços de Caldas no evento, participaram os secretários  municipais de Meio Ambiente, Stefano Albino Zincone e o secretário de Obras, José Benedito Damião, além do diretor das Águas Minerais, Donizetti Albino.

O diretor do DMAE, Paulo César Silva participou, como mediador, em dois momentos. O primeiro, no dia 24, na mesa-redonda com o tema ‘Gestão Municipal  Integrada dos Serviços de Saneamento Básico’ e, no dia 25, do Seminário sobre o tema  ‘Impactos da Reforma Tributária nas faturas dos serviços públicos de saneamento básico’.

Sobre sua participação no último seminário, o diretor  ressaltou a importância do debate sobre os impactos de uma reforma tributária para o setor. “Tivemos a participação de três doutores na área de saneamento no debate, preocupados com a reforma tributária proposta pelo governo federal, que poderá impactar na tarifa das empresas de saneamento, na ordem de 18%. Existe a preocupação de aumento da inadimplência, impactando na saúde financeira das empresas, sejam municipais ou estatais. Foi um debate interessante e muito produtivo, assim como os demais propostos no evento”, destacou.

Paralelamente aos debates, o 53º Congresso da ASSEMAE promoveu a Feira de Saneamento, com exposição de inovações tecnológicas para o setor, com 53 estandes. A feira promove o intercâmbio de informações e incentiva o desenvolvimento tecnológico, reunindo os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços de saneamento no Brasil. Um dos destaques foi o stand da Funasa, com exposição dos serviços disponibilizados, como linhas de crédito, em todo o país.

Nova diretoria ASSEMAE

Nova diretoria da Assemae pra os próximos quatro anos

Ao final do evento, na última sexta, 27, tomou posse a nova diretoria da Assemae, tendo como presidente, Esmeraldo Pereira Santos, do SAAE Passos (MG), substituindo Rodopiano Marques Evangelista, que permaneceu à frente da instituição que congrega aproximadamente duas mil empresas municipais de saneamento de todo país, nos últimos quatro anos.

O diretor do DMAE Poços, Paulo César Silva, que antes era membro do Conselho Diretor Nacional de Saneamento, na nova composição, assume o cargo de Diretor Nacional de Assuntos Municipais. Já Rodopiano Evangelista também permanece na diretoria da Assemae, como Secretário Nacional  da instituição.

Em seu discurso  de despedida da presidência, agradeceu aos associados e ressaltou os avanços durante sua gestão,  como a “consolidação da sede própria da Assemae, a fortalecida atuação nacional em pautas estratégicas, e o ingresso de novos municípios”. Com uma gestão comprometida com o saneamento público municipal, atuou na defesa  dos interesses do setor junto ao governo federal, ao Congresso Nacional e aos diversos fóruns e espaços de diálogo político e técnico, incluindo o STF, sempre atento às demandas dos municípios brasileiros.

O 53º Congresso Nacional de Saneamento é uma promoção da ASSEMAE, com apoio institucional da Agência Nacional das Águas (ANA) e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *