DMAE promove palestra sobre autismo para servidores
O Departamento Municipal de Água e Esgoto promoveu, na manhã desta segunda, 14, palestra sobre autismo no Centro Operacional, localizado no bairro Santa Rosália. A palestra faz parte da programação do Abril Azul dentro da autarquia e foi ministrada pela diretora do Instituto A de apoio aos autistas e famílias, Camila Nogueira Fernandes.
O refeitório do Ceope ficou completamente lotado por uma plateia que participou de um momento diferente no seu dia a dia. Antes de saírem para o trabalho operacional, os servidores formaram uma plateia atenta e interessada em todos os aspectos abordados durante a palestra.
Assuntos como identificar uma criança autista, como proceder ao se deparar com um autista em crise e como ter mais empatia e menos preconceito foram discutidos. “Afinal, todos querem ter amigos e, por conta do autismo, e principalmente pelo preconceito, as pessoas se afastam da criança e da família”, destacou Camila.
Ela explicou ainda como são as ações do Instituto, que hoje conta com apoio da Prefeitura e também com a ajuda de empresas para o atendimento a 65 famílias, com atividades voltadas para as mães e para os filhos autistas, desenvolvendo principalmente suas potencialidades e socialização.
São desenvolvidos no Instituto A projetos como Jornada Azulô, Funcional TEA, Funcional Família TEA, Bem Estar: Corpo e Mente e Dignidade Alimentar. “São muitas as dificuldades que uma família passa, inclusive com falta de alimentos. Então sempre buscamos auxiliar com cestas básicas e fornecemos 200 lanches por semana aos atendidos. É uma luta diária para amparar essas famílias, principalmente as mães, no sentido de esclarecer, de como lidar com o preconceito e promover a inclusão de todos”, disse a diretora durante a palestra.
Uma fala comovente, que motivou depoimentos emocionados de servidores que também passam pelas dificuldades relatadas, como preconceito, seja na própria família ou parentes próximos. E motivou também a solidariedade, com questionamentos de como fazer para ajudar a instituição.
O diretor do DMAE, Paulo César Silva, presente durante todo o evento, agradeceu a palestrante pela disponibilidade em levar conhecimento aos servidores. “Foi uma manhã marcada pela emoção e por palavras que levaremos sempre em nossos corações”, ressaltou, lembrando que foi em sua gestão como prefeito que foram contratados os primeiros auxiliares de educação inclusiva nas escolas municipais, promovendo a inclusão em toda a rede municipal de ensino.
Para ajudar o Instituto A, basta solicitar a Nota Fiscal Mineira, informando a instituição ou ainda, na declaração de Imposto de Renda, designando parte para o FIA, Fundo da Infância e Adolescência. Com mais recursos, a entidade poderá ampliar os atendimentos, auxiliando outras 45 famílias que estão na fila de espera.
Abril Azul
O DMAE está comprometido com o mês de conscientização sobre o autismo, levando a mensagem sobre o assunto estampada nas 72 mil contas de água. Um coração azul foi instalado na sede principal da autarquia, com os dizeres Abril Azul: igualdade e respeito. Também nesta segunda-feira, os servidores demonstraram seu engajamento na causa, vestindo azul e compartilhando fotos nas redes sociais. Adesivos com o laço característico do movimento pela conscientização do autismo foram distribuídos aos setores para que todos colocassem no peito e no coração o símbolo da luta.