Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 1 é entregue oficialmente

Poços de Caldas passa a ter 100% do esgoto tratado

Na última sexta-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada a entrega oficial da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 1, com a participação de um número reduzido de pessoas devido às medidas de combate à pandemia do coronavírus.

O prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado do diretor do DMAE, Paulo César Silva,  do presidente da Câmara , Carlos Roberto de Oliveira Costa e de outras autoridades e colaboradores da prefeitura e do DMAE,  citou a importância da obra e dividiu o mérito com seus antecessores. “Desde o início, quando foi feito o licenciamento ambiental, foram 23 anos. A obra passou por vários prefeitos e diretores do DMAE e talvez passaria também por nossa administração , se a prefeitura junto com o DMAE, não tivessem tomado a decisão de romper o contrato com a empresa responsável pela obra e realizar a conclusão  pelos próprios funcionários da autarquia.  Deixo aqui meu agradecimento aos funcionários, aos outros prefeito e diretores, pois cada um, dentro do seu mandato, procurou fazer o possível. É, portanto, uma obra coletiva, de vários governos, que se conclui no meu mandato e  estou muito feliz por isso. A ETE-1 é uma obra essencial não só para a nossa cidade, mas para toda a nossa região e o país. Somos hoje, a quinta cidade do Brasil, a alcançar a distinção de ter 100% de tratamento de água e 100% de tratamento de esgoto”, ressaltou o prefeito.

Para o diretor do DMAE, Paulo César Silva, a obra é uma das mais importantes na história recente do município. “Além de ser uma obra que destaca Poços de Caldas em nível nacional, estamos ainda resolvendo um passivo ambiental de décadas com as nossas vizinhas cidades do estado de São Paulo, já que o esgoto gerado por nossa cidade, chegava até os outros municípios a juzantes do Rio Lambari. Agradeço a colaboração de todos os funcionários do DMAE, do presente e do passado,  que contribuíram para que essa obra fosse realidade hoje. Além deles, os servidores da Secretaria de Serviços Públicos que muito nos auxiliaram. Dividimos toda a nossa alegria, como bem disse o prefeito, com centenas de pessoas ao longo desses anos todos e que certamente mereceriam estar aqui para esse momento histórico”, enfatizou o diretor.

A ETE 1 está em operação desde o dia 09 de abril, tratando em média 270 litros por segundo.  “A ETE-1 proporciona diversas melhorias para o meio ambiente, como a reducão da carga orgânica lançada no Rio Lambari, melhorando a qualidade do rio com o aumento do teor de oxigênio dissolvido, permitindo o crescimento dos peixes, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida e condições de higiene nas áreas próximas a Estação”, explica a analista de engenharia do DMAE, a engenheira Química, Amanda Carvalhaes Souto Valim.

A ETE 1

Localizada no bairro Córrego D´Antas, às margens do Rio Lambari, A ETE-1 ocupa um espaço de aproximadamente 100 mil quadrados de área total e 9.500 metros quadrados de obra construída, onde estão instalados quatro reatores com quatro células cada, a Central de Desidratação do Lodo e o Laboratório.  Orçada em aproximadamente R$ 15 milhões, entre obras e equipamentos,  com financiamento da Caixa Econômica Federal e recursos do próprio DMAE, a Estação conta ainda com queimadores de gases para evitar que os odores alcancem a comunidade próxima, além da “cortina arbórea” através de mais de duas mil árvores plantadas no entorno, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (SUPRAM).