DMAE completa 55 anos de história nesse dia 15 de setembro

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) completa 55 anos de vida nesse dia 15 de setembro de 2020. A autarquia conta hoje com cerca de 400 funcionários entre servidores e estagiários; três Estações de Tratamento de Água-(ETA): ETA 1 (São Benedito), ETA 3 (São José) e a ETA 5 (Rodovia do Contorno); três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE): ETE 1 (Córrego D´Antas), ETE 2 (Rodovia do Contorno), ETE 3 (Bortolan), proporcionando à cidade a coleta, tratamento e distribuição de 100% da água e o tratamento de 100% do esgoto coletado. Além disto, a autarquia também contribui, analisando a qualidade da água de 22 fontanários e a empresa Águas Minerais de Poços de Caldas, pertencente ao DMAE, produzindo mensalmente cerca de 10.000 galões de 20 litros, 8.000 de 10 litros, 1.000 caixas de copos de 20 Ml, 66.000 garrafas de 510 Ml e 9.000 garrafas de 1,5 L.

História

A primeira fonte de abastecimento de Poços de Caldas foi os mananciais que brotam da Serra de São Domingos e em 1908, foi instituída a Companhia de Serviços Termais, autarquia com finalidade de administrar os serviços de saneamento básico do município. Os primeiros reservatórios foram edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada. Em 1927 foi criada a Superintendência dos Serviços Termais de Poços de Caldas, que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Entre as primeiras obras executadas incluem-se adutoras, filtros, o primeiro reservatório (Rua Pará no centro de Poços) e a instalação dos primeiros 800 hidrômetros na cidade. Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) com água captada da represa Saturnino de Brito (homenagem ao engenheiro que a idealizou) sendo que, posteriormente, utilizando também os mananciais Marçal Santos e Cachoeirinha/Ribeirão da Serra. Em 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.