DMAE realiza serviços para melhoria de abastecimento na Zona Sul

O Departamento Municipal de Água e Esgoto –DMAE está realizando serviços de separação das linhas de recalque da Zona Sul buscando a melhoria de abastecimento de água naquela região da cidade. A primeira etapa destes trabalhos ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13, e durou cerca de três horas, sendo que em alguns bairros houve falta de abastecimento pela interrupção de bombeamento. A segunda etapa está prevista para o próximo domingo, 16, quando se realizará a efetiva separação das linhas, o que deverá ser realizado em seis horas de trabalho, ocasionando possível falta de água nos bairros da Zona Sul até o período da noite, sendo que na manhã de segunda-feira o abastecimento já deverá estar normalizado.

Segundo o diretor do DMAE, Antônio Roberto Menezes, os trabalhos fazem parte de uma série de intervenções que estarão ocorrendo na Zona Sul buscando eliminar ou mesmo minimizar os problemas de abastecimento naquela região. “Tivemos problemas pontuais na Zona Sul resultado de quebra de tubulação em virtude, entre outros motivos, da mudança brusca de temperatura. Quando a água esfria, a tubulação se contrai causando vazamentos nas bolsas e até trincas. Temos mais de mil quilômetros de rede e é difícil prever quando e onde isto irá ocorrer. De qualquer maneira, estamos realizando diversas ações para minimizar estes problemas e este serviço de separação das linhas de recalque é importante porque havendo um problema em determinado trecho da tubulação isto não irá afetar toda a região como recentemente ocorreu” afirmou Menezes.

Novo Reservatório

Entre as ações de melhoria, segundo o diretor do DMAE, está também a construção de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros. “Alguns bairros da Zona Sul são abastecidos por um reservatório que foi construído há dezenas de anos com capacidade para 260 mil litros. Com o crescimento dos bairros e o aumento de consumo, este reservatório, embora não comprometa, nos deixa muito no limite de abastecimento. Assim, deveremos construir no próximo ano um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros o que deverá ser o suficiente para atender aquela região por muitos anos. Além disso, daqui há alguns dias teremos a chegada de 2.600 metros de tubos buscando ampliar a rede naquela região da cidade”, finalizou o diretor. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *