DMAE realiza ações sobre Setembro Amarelo para os servidores
O Departamento Municipal de Água e Esgoto- DMAE Poços de Caldas está realizando uma série de encontros com os funcionários sobre o tema Setembro Amarelo.
No último dia 9, aconteceu uma palestra sobre o tema que marca o Setembro Amarelo: A Saúde Mental e prevenção ao suicídio. O encontro com os servidores do departamento aconteceu no Centro Operacional do DMAE, localizado no bairro Santa Rosália e contou com a fala da psicóloga da autarquia, Maria Cristina Dal Poggetto, que explicou como funciona o programa de Saúde Mental voltado aos servidores, que engloba atendimento com a psicóloga, com o médico do trabalho e com a psiquiatra.
O encontro também contou com a participação da psiquiatra dra Sirlei A. Chagas. De acordo com ela, que atende os funcionários em clínica terceirizada, é fundamental ter estes espaços de convivência e abordagem do assunto. Durante sua fala, foram abordados os transtornos mentais, depressão, ansiedade e problemas relacionados, como dependência química (álcool e drogas).
A psicóloga do DMAE, Maria Cristina Dal Poggetto, informa que desde 2021 o DMAE desenvolve trabalho de orientação e atendimento aos servidores que procuram o setor de Medicina do Trabalho, com o médico Luciano Resende Ferreira. “Nós sempre atendíamos casos que necessitavam de abordagem com o setor de psicologia mas, foi a partir de 2021 que ocorreu a contratação da psiquiatra, por meio de serviço terceirizado. Então possibilitou-se que o atendimento fosse completo”.
Ela salienta que nem sempre as pessoas procuram o serviço ou quando procuram, o caso já é mais grave, necessitando a intervenção do psiquiatra e a utilização de medicamentos. “Mas, a principal dificuldade, é sensibilizar a pessoa para que nos procure. Porque para muitos, tratamento psicológico é ‘coisa de louco’. É preciso fazer um trabalho de orientação constante com os chefes de cada setor, para que possam identificar quando um funcionário não está bem, e encaminhá-lo para nosso setor”, informa a psicóloga.
Os encontros sobre o Setembro Amarelo ocorrem ainda nos dias 23 de setembro, às 7h, no CEOPE e no dia 24, ao meio-dia, na sala de treinamentos do prédio central.
Setembro Amarelo
Setembro é marcado por uma das campanhas mais relevantes para a saúde pública: o Setembro Amarelo, movimento que busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio e a importância da valorização da vida.
Alguns comportamentos podem indicar sofrimento emocional, como: isolamento social, mudanças bruscas de humor ou comportamento, perda de interesse por atividades antes prazerosas, alterações no sono e no apetite, falas recorrentes de desesperança ou desejo de desaparecer.
Onde buscar ajuda
Em situações de necessidade, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de hospitais gerais e de urgência. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também disponibiliza apoio gratuito, sigiloso e 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br