DMAE completa 53 anos e diretor ressalta “mudanças necessárias”

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) comemora 53 anos de vida neste sábado, 15 de setembro. A história da autarquia remonta o início do século XX quando em 1908 foi instituída a Companhia de Serviços Termais, com a finalidade de administrar os serviços de saneamento básico de Poços de Caldas, com os primeiros reservatórios edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada. Já em 1927 foi criada a Superintendência dos Serviços Termais que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) e no dia 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.

Modernização

Como diretor da autarquia na atualidade, o engenheiro Antonio Roberto Menezes é servidor público de carreira e está há 35 anos no DMAE. Sobre o aniversário da autarquia, Menezes é enfático ao valorizar o passado e também em comentar sobre os compromissos atuais de sua gestão com as mudanças e a “modernização” dos serviços.  “A história do DMAE é marcada pelos esforços de centenas de servidores que, ao longo do tempo, auxiliaram a construir o saneamento na cidade, desde tempos onde se abriam valetas sem equipamentos, na base da picareta mesmo. Hoje, continuamos a construir esta história, contando com o mesmo empenho dos servidores e com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia. Contudo, assim como estamos substituindo as redes antigas ainda em amianto, por redes em polietileno de alta densidade, temos que modernizar também toda a nossa estrutura administrativa e operacional, que é o objetivo deste projeto em tramitação na Câmara”, ressalta o diretor.

O projeto de reestruturação administrativa foi objeto de audiência pública na última quarta feira, 12,  na Câmara Municipal. ” Poderíamos ficar no comodismo de conviver com estruturas ultrapassadas que só prejudicam o andamento das nossas operações e, principalmente, os servidores. Mas optamos por fazer as mudanças que estavam há anos nas gavetas, em projetos terceirizados que consumiram recursos públicos e não avançaram. O atual projeto de reforma administrativa foi totalmente elaborado por servidores do DMAE, o Alex Toledo Siqueira e o José Valdeci Leda e resultou em um trabalho de extrema qualidade técnica, após centenas de horas de dedicação e de muitas reuniões com todos os setores do DMAE. Ele não é um trabalho de gabinete e sim, fruto de muitas conversas e de transparência, incluindo o próprio Sindicato da categoria. Temos a convicção de que ele será aprovado pela Legislativo, pois não defende interesses particulares e sim, a coletividade, que deseja e merece um DMAE ainda mais atuante, moderno, compromissado com o saneamento de nossa cidade. Por outro lado, sabemos que toda mudança enfrenta a rejeição daqueles que se consideram individualmente prejudicados, mesmo sem ler o projeto. Como dizia Érico Veríssimo, “quando o vento das mudanças sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”.

ETE-1

O diretor se referiu também às obras da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 1, a ser inaugurada em 2019.  “As obras continuam em andamento e agora, nos dias 01, 02 e 03 de outubro próximo, teremos as Concorrências Internacionais para aquisição dos equipamentos necessários para a conclusão e entrada em operação da ETE-1. Esta obra é uma das maiores já realizadas pelo DMAE ao longo da história e que irá tratar 70% do esgoto gerado no município, somando este total aos outros 30% que tratamos atualmente, colocando nossa cidade no seleto grupo de cerca de 10% das cidades brasileiras que tratam 100% do seu esgoto”, finalizou Menezes.