O Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto é uma obra de substituição de redes de água que abastece a cidade. Este empreendimento é muito importante porque substituindo as redes antigas deterioradas e com vazamentos o índice de perdas de água tratada, que hoje é de 42%, diminuirá e toda a cidade será beneficiada.

As redes antigas e deterioradas, algumas de ferro responsáveis por vazamentos em alguns locais e o surgimento de água amarelada nas torneiras, serão substituídas por nova tubulação de PVC de alta resistência que irá garantir que a água tratada chegue às residências em abundância, sem desperdícios ou perda da qualidade. Além disso, com o fim dos vazamentos, o município economiza e o meio ambiente agradece.

Toda cidade será beneficiada de uma maneira geral, mas os bairros onde estão as tubulações que precisam ser substituídas são: Centro, Jardim Filipino, Nossa Senhora da Saúde, Aparecida, Cascatinha, Quisisana, São Benedito, Jardim São Paulo, Dom Bosco, Eldorado, Gama Cruz, Jardim do Ginásio, Vila Bela, Marçal Santos, Santa Augusta, São Geraldo, Vila Togni, Jardim dos Estados, e Vila Líder, totalizando 19 bairros.

A previsão é que a obra nos 19 bairros seja concluída em 19 meses, e o TTS – Trabalho Técnico Socioambiental em 23 meses.

O Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto conta com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), disponibilizados pelo Ministério das Cidades e repassados pela Caixa Econômica Federal, para acompanhamento das obras. Outros agentes envolvidos no Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto são a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e o DMAE.

Como toda obra financiada pelo Governo Federal a contrapartida exigida é realização, paralela a execução da obra, do TTS – Trabalho Técnico Socioambiental. Este trabalho consiste em informar e propiciar discussões junto aos diversos setores da comunidade envolvida, sobre a nova realidade que será criada com a implantação do empreendimento e as formas de lidar com esta nova situação, permitindo à comunidade acessar conhecimentos necessários, por meio de ações educativas que promovam novos hábitos e costumes para melhoria contínua dos bens implantados e para a construção de uma nova relação com o meio ambiente.

O Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto também permite à comunidade envolvimento com as atividades educativas através de “Visitas Interativas ao DMAE”, proporcionando um espaço de aprendizado contribuindo para mudança de hábitos e atitudes, dando oportunidade à população de participar de um processo educacional com atividades pedagógicas facilitando compreensão do trabalho do DMAE e estimulando a participação da população na preservação dos recursos naturais orientando para a sustentabilidade.

Responsável técnico-executor do TTS – Trabalho Técnico Socioambiental: Vânia Aparecida Gonçalves
Engenheiro responsável pela fiscalização da obra: Ailton Donizeti da Silva